sexta-feira, 10 de maio de 2013

As Múltiplas Faces de um Homem.

                         Leonel Itaussu in memoriam


 Os seres humanos são complexos, múltiplos. Temos dentro de nós facetas diversas, que se manifestam diariamente em toda a nossa vida. Somos profissionais no ambiente de trabalho, amantes para nossas companheiras, filhos para nossos pais e assim por diante. É claro que a nossa personalidade e caráter se fazem presentes em cada papel que desempenhamos.

 Geralmente ao falarmos de alguém atribuímos-lhe alguns adjetivos que seriam os mais marcantes. As vezes nem isso, atribuímos à pessoa em questão aquilo que para nós se mostrou. Um grande professor, um pai exemplar, um frio assassino. Assim um  mesmo homem pode ser o algoz implacável de sua vitima e também um pai amoroso para sua filha.

 Quando um grande homem morre, vemos por todos os lados homenagens que descrevem principalmente os grandes feitos que tornaram sua existência importante para a sociedade. No caso do Prof. Leonel Itaussu são inúmeros livros publicados, discursos, ensaios e a participação direta em várias ocasiões da vida política e institucional do país desde meados dos anos 70, reconhecido pela ética, luta pelos direitos humanos, liberdade e coerência.

 Esse Leonel, grande, famoso, que muitos conheceram e conviveram que só traz um sentimento de orgulho para seus familiares representa um ângulo, uma faceta da sua pessoa. Talvez o seu lado mais conhecido e que o tornou muito famoso e reconhecido, legítimo mas não completo. Por tudo isso, quero apresentar a todos um Leonel que pertence a mim, aquele que foi meu sogro, amigo e avô dos meus filhos.

 O conheci, em meados de 1996, quando comecei a namorar a sua enteada , a quem sempre tratou como filha. Em 2002 se tornou meu sogro. A simpatia que nutria por ele era recíproca. Meu sogro era um ser humano intenso, que vivia cada momento com uma entrega impressionante. Tanto os bons quanto os maus momentos. Era capaz de gestos de extrema generosidade e gentileza, mas quando era desrespeitado ou ficava contrariado sabia deixar bem claro para todos seus sentimentos.

 Eu adorava visitá-lo. Era sempre um grande prazer conversar com ele. Um interlocutor fantástico, que gostava de conversar sobre tudo; literatura, a vida, artes, viagens e principalmente sobre política. Em nossas conversas não havia espaço para a prepotência. Gostava de ouvir as minhas opiniões e quando não estava de acordo argumentava, ouvia minha resposta e contra argumentava sempre com a paciência típica dos bons professores. Tinha um interesse genuíno pela minha vida pessoal, profissional e familiar.

 Quanto aos netos, três meninos meus filhos e uma menina, filha de sua outra enteada, era um avô fantástico. Apesar de não ter uma ligação de sangue com nenhum deles, era um avô legítimo, daqueles que desmarcam compromissos ou visitas de amigos para estar com eles. Tinha um amor incondicional por todos. Falava com orgulho de seus netos, nunca em nenhum momento e em nenhuma situação alguém o ouviu explicar ou dizer que eram filhos da suas enteadas. Eram seus netos e ponto final. Também nunca chamou suas três enteadas por este nome, eram suas filhas.

 Nunca esquecerei a ultima conversa  que tive com ele. Falou-me do seu novo projeto, escrever um livro sobre as relações de trabalho no mundo de hoje. Me perguntou sobre a minha recuperação de uma difícil cirurgia na cabeça e como estava a minha vida depois da recente separação de um casamento de dez anos.

 Disse a ele que estava me recuperando, tocando a vida para frente. Ele ficou feliz em ouvir minhas palavras, disse-me que poderia contar com ele sempre, para não perder contato e que a minha separação não mudava nada, que eu continuava sendo para ele o que sempre fui desde quando me conheceu, que seria sempre avô dos meus filhos e me desejava muito sucesso e felicidade.

 Para mim esse é Leonel Itaussu, um homem intenso, fiel aos seus princípios, simples,dedicado, empolgado com seu trabalho, com sua família e com a vida. Deixou em meu coração muitos exemplos, os quais levarei comigo por toda a vida. O maior de todos é a forma como viveu, com intensidade e apaixonado pela vida.







2 comentários:

  1. Lindo, André! Comovente!!! Amo você e me orgulho da relação que vocês dois construíram. Um super beijo e obrigada por esse carinho!

    ResponderExcluir
  2. Sabemos que uma vida valeu a pena pelo que ela deixa de "perfume" atrás de si (para usar um nome cujo sentido se possa apreender) ... Sinto esse perfume do Leonel em tantas vidas... É emocionante. Sua alma deve estar se sentindo tranquila - apesar da dor deixada na partida - o perfume rescenderá para sempre.

    ResponderExcluir